A partir de 4.000,00 AKZ/Ano
www.

Caro Visitante, Cliente ou simplesmente Amigo ou simpatizante!

Antes de mais gostávamos de agradecer o facto de nos ter visitado... O acto de registo no site é gratuíto e, ao fazê-lo pode passar a receber informações úteis de serviços que a nossa empresa oferece e/ou vai oferecer no futuro.

Caso queira, pode então registar-se... O seu registo é precioso para nós. Se tiver alguma ideia ou sugestão, faça o favor!!! Somos todo ouvidos :-).

Explicamos-lhe o nosso logo e um pouco a nossa história.

A ITELnet resulta da transformação do que foi uma ideia e teve algum suporte institucional numa empresa... Numa empresa porque, depois de várias tentativas, não tínhamos conseguido dar "corpo" ao nosso projecto essencial que é proporcionar-lhe "o saber pelos dedos" e como tal "diminuir o fosso digital existente entre Angola e o resto do Mundo". O nosso contributo até poderá ser pouco, mas vamos fazê-lo.

O ITEL, pai do projecto inicial, é o Instituto Nacional de Telecomunicações de Angola. Durante muito tempo foi o único formador "de facto" de pessoal técnico na área de Tecnologias de Informação no País. Veja o programa do ITEL e a quantidade de pessoas que já formamos desde que fomos criados. Veja também alguns trabalhos que os nossos estudantes fizeram. Para sua informação o ITEL tem em curso o plano de se tornar num Instituto de Ensino Superior.

Os outros parceiros do projecto são a Empresa Nacional de Correios de Angola. A ENCA é um órgão que está em todo o País... Mesmo durante os períodos mais difíceis de Angola, A ENCA não deixou de fazer o seu trabalho. Com dificuldades os seus/nossos carteiros sempre "foram entregar as cartas", as suas/nossas caixas postais sempre funcionaram, a sua/nossa delegação aduaneira sempre teve um papel relevante nas estruturas do País. Tempos houve que os chamados cursos por correspondência eram feitos com o contributo da ENCA; A empresa Álvaro Torrão ou a CTI que o digam. Tempos houve que a telegrafia era a única forma de conseguir comunicar com alguns pontos do território. Hoje a ENCA tem uma nova imagem, um programa "audaz" de reforma... Modernizou-se e continua a modernizar-se. Para além de accionista a ENCA será agente privilegiado da rede ITELnet.

A SISTEC, S.A. é a mais recente aquisição para o projecto. A SISTEC tem o programa de "Escola Virtual" que pretende colocar conteúdo programático de Angola da 4ª à 12ª Classe na Internet em 3 fases, associado ao seu know-how nas TI's e ao facto de estar em vários pontos do país, faz dela um parceiro potencial muito forte; Será igualmente um parceiro privilegiado da rede ITELnet.

Para além dos accionistas a ITELnet tem que considerar os seus parceiros que são também muito importantes pela sua complementaridade.

A empresa ITA - Internet Technologies é um parceiro recente que, apesar de não ser accionista vai permitir oferecer serviços adicionais muito específicos; No seu site www.itenet.ao podem-se ver serviços e graus de cobertura.

A INTEL - A INTEL através da Sistec está a trabalhar de forma bastante activa no programa de E-Lerning; o contributo da Intel é de valor não avaliável e pode ser visto no site www.skoool.co.ao.

A IBM e a Lenovo - Claro, a IBM e a Lenovo... Empresas que nos proporcionaram a preços especiais os servidores que utilizamos na nossa estrutura e com as quais, através da Sistec temos e teremos relações previlégiadas.

A Cisco - Através do Itel a Cisco é nossa parceira de elevado valor pois acedemos à Academia Regional da Cisco e que possui programas de desenvolvimento ousados para as 18 províncias do País.

O nosso logo começou por ser desenhado assim:

Este foi o o primeiro esboço feito pelo Ivo Fortes, depois foram feitas novas discussões de grupo. O segundo logo foi este:

E porquê? Colocou-se a simbologia do osciloscópio, instrumento indispensável na nossa formação. O mapa de Angola, porque estamos em Angola e finalmente "digitalizamos o livro de forma simbólica". O que faltava mais?... Pensamos no que podia representar a evolução do Mundo em termos de TI's. Assim, associamos ao livro uma série de "conhecimento" sem o qual o mundo não seria o que é hoje.

O Átomo, a roda, a imprensa, a máquina a vapor, a máquina analítica de Babbage, o sistema strower que permitiu a automação dos circuitos telefónicos, o telefone (claro), a válvula, o transistor, O IC, a energia eléctrica, a Televisão, o Altair (primeiro PC de facto), o New Brain (primeiro PC que em Angola fez trabalho prático e real elaborando com simples cassetes o plano do Minco nos anos 80) e duas caras, o Leonardo (da Vinci, claro) e o Gary Kildall. O Leonardo dispensa apresentações, mas o Gary Kildall não devem saber quem foi (infelizmente já morreu.). Vejam o link http://www.ipopisp.com/marksofesteem18.asp". Nós devemos a ele e à equipa de chefiou o facto de termos hoje computadotes a funcionar da forma como funcionam. Foi ele que nos anos 70, "agarrou no Unix minimizou-o a padronizou toda a indústria de software do Mundo". Já não havia espaço no livro para colocar o "gira discos do Edison".

Depois, constatamos que "afinal" o livro ficava muito cheio e, mesmo assim, seria sempre incompleto. Veja só a parte que falava: http://www.ipopisp.com/marksofesteem19.asp. E isto não é tudo.

Então reduzimos o conteúdo do livro "apenas ao mais importante". E ficou assim:

O Átomo, a base de tudo na natureza;
A Roda... pelo que ela significa no desenvolvimento humano;
A Imprensa... pela mesma razão;
O Selector do Strower... Pelo que ela significa para nós, os das TI's. Sem ele ainda hoje estávamos a fazer chamadas via operadora;
O Circuito Integrado (IC)... Já sabe porquê... Sem IC não havia PC's;
A Electricidade... Claro... Sem energia fazíamos o quê?
E finalmente o New Brain... Todo o salto tecnológico dos PC's em Angola começou com ele. Merece o lugar na história. Veja-a: http://www.old-computers.com/museum/computer.asp?st=1&c=176 e http://www.old-computers.com/museum/doc.asp?c=176.

Esperamos que gostem e que este símbolo venha a ser para todos vós, sobretudo estudantes, um símbolo que signifique na prática mesmo o que pretendemos ser, os transmissores do "saber pelos dedos"!!! A missão não vai ser fácil mas aceitamo-la e vamos fazer o nosso melhor!